O concelho de Beja tem, neste momento, 53 casos ativos de COVID-19. O anúncio é feito pela autarquia bejense.
Até ao momento, desde o início da pandemia, aquele concelho já registou 415 pessoas recuperadas da doença. Há a lamentar 21 mortes associados ao novo Coronavírus.
“A CM Beja informa ainda que, relativamente ao Regimento de Infantaria n.º 1 de Beja, as suspeitas de surto não se confirmam”.
A autarquia explica que “dos 122 recrutas das três turmas de instrução atualmente aquarteladas e na sequência de um caso positivo confirmado na Quinta-Feira, foram testados durante o dia seguinte, na Sexta-Feira dia 27/11, todos os restantes 121 camaradas.
Da testagem resultaram 120 testes negativos e 1 positivo”.
A Câmara de Beja refere que “assim, os 2 casos positivos do RI1 de Beja estão em isolamento a recuperar. As duas turmas de instrução às quais pertenciam os 2 infetados irão cumprir “quarentena” independentemente da testagem ter sido negativa”.
“Desta forma está para já afastada a possibilidade da ocorrência de um surto na unidade” afirma a mesma fonte.
“Neste, como noutros casos, apela a CM Beja à calma e sublinha que levantar hipóteses antes de resultados de testagens serem conhecidos pode dar origem a informação incorreta”.
O Município de Beja realça que “nestas últimas semanas os casos positivos têm vindo progressivamente a descer no concelho o que é meritório mas longe de ser definitivo”.
A Câmara de Beja deixa ainda um apelo: “O cumprimento estrito de todas as regras e práticas amplamente difundidas pela DGS continua a ser vital para que não voltemos a uma situação de confinamento alargado”.