Os melhores atletas, equipas, treinadores, dirigentes e clubes do concelho de Beja ao longo deste ano foram distinguidos nesta terça-feira, 28, durante a I Gala do Desporto, organizada pela Câmara Municipal.
A iniciativa, que decorreu no Teatro Municipal Pax Júlia, teve por objetivo “distinguir todos aqueles que ao longo da época desportiva 2022-2023, desempenharam um papel preponderante no desenvolvimento e visibilidade do desporto no concelho”.
Nas diversas categorias em concurso, e votadas pela população, o Despertar acabou por ser distinguido como “Clube do Ano” e “Equipa Sénior do Ano”, enquanto a equipa de sub-19 feminina do Desportivo de Beja recebeu o galardão de “Equipa Jovem do Ano”.
Já Mariana Tavares (atletismo) foi considerada a “Atleta Revelação Feminina do Ano” e “Luís Pinto (natação) o “Atleta Revelação Masculino do Ano”, ao passo que Guilherme Fernandes (patinagem) venceu na categoria “Atleta de Desporto Adaptado do Ano”.
Por sua vez, a futebolista Lara Filipe venceu na categoria “Melhor Atleta Feminina do Ano”, enquanto Tomás Gonçalves (atletismo) foi o “Melhor Atleta Masculino do Ano”.
O torneio Beja Cup foi considerado o “Evento do Ano”, Bexiga Fialho, da Zona Azul, o “Dirigente do Ano”, Hugo Felício o “Treinador do Ano”, e a dupla Marta Sofia e Nicole Xavier (badminton) os “Atletas de Desporto Escolar do Ano”.
Durante a I Gala do Desporto do Concelho de Beja foram ainda entregues dois prémios especiais: o “Prémio Dedicação” ao antigo treinador de atletismo José António e o “Prémio Carreiro” ao ex-futebolista e treinador Francisco Agatão.
Reportagem: Jornal Correio Alentejo – Parceiro Rádio Castrense