O Festival Terras sem Sombra apresenta-se no concelho de Beja a 13 e 14 de Setembro, com um programa que reúne a grande música, a arte portuguesa na construção de instrumentos musicais e as memórias e identidades da mesa alentejana.
Hoje, dia 13 de setembro, o destaque vai para o concerto “Viva a Paz! Música para os Fogos-de-Artifício Reais”, de G. F. Handel, que acontece no Teatro Municipal Pax Julia, às 21h30. O evento contará com a atuação da OCAS – Orquestra de Câmara Solidaria, dirigida pelo maestro Manuel Paz, e a voz da soprano espanhola Hanna del Canto.
Já pela parte da à tarde, às 15h00, será realizada uma atividade sobre património cultural na aldeia da Trindade, com o workshop “O Ofício de Luthier: Construir Instrumentos de Cordas”. No atelier da família Cardoso, os participantes poderão observar o processo de construção de guitarras, violinos e cavaquinhos.
Amanhã, domingo, dia 14 de setembro, a aldeia de Baleizão acolhe uma atividade dedicada à biodiversidade e à gastronomia. A partir das 09h30, o evento “Sopas, Açordas e Migas: da Gastronomia Sustentável à Identidade Regional” vai explorar a cozinha tradicional alentejana como um “ritual de aromas, gestos e memórias”.















