O Município de Beja associa-se ativamente às celebrações do 11º aniversário da elevação do Cante Alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, um marco histórico que se assinala a 27 de novembro de 2025.
Para comemorar a efeméride, a Câmara Municipal de Beja apoia a iniciativa conjunta dos grupos corais “Cantadores do Desassossego” e “Usma Duros do Kant”, que vão promover uma jornada musical pela cidade.
As celebrações têm início marcado para as 18h00 no Jardim do Bacalhau, onde os dois grupos se reunirão para um momento simbólico, interpretando uma das modas do seu repertório. De seguida, iniciarão um percurso que atravessará a Rua Capitão João Francisco de Sousa, passará pelas Portas de Mértola e culminará no Mercado Municipal, onde a chegada está prevista para as 19h00.
Ao longo do trajeto, o público terá a oportunidade de ouvir a interpretação de modas do cancioneiro tradicional alentejano, com paragens em locais emblemáticos da cidade para performances espontâneas. O Mercado Municipal de Beja será o palco final para mais um conjunto de modas.
O Município reforça que o apoio ao Cante Alentejano é contínuo, dando palco aos grupos corais do concelho através dos ensaios assistidos que realizam no Clube UNESCO e na divulgação constante das suas várias iniciativas nas respetivas localidades.
A celebração tem como objetivo não só lembrar a histórica classificação de 2014, mas também “reafirmar o compromisso da autarquia com a preservação e valorização desta expressão cultural única”.


















