5.5 C
Castro Verde Municipality
Sábado, Janeiro 24, 2026

Últimas Noticias

Beja acolhe projeto pioneiro de abrigos climáticos no Jardim Público

O Jardim Público de Beja vai ser o primeiro espaço do concelho a acolher um projeto pioneiro de criação de abrigos climáticos, uma iniciativa que visa adaptar a cidade aos fenómenos climáticos extremos, anunciou a ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho.

Segundo a governante, Beja é uma das capitais de distrito “mais quentes do País”, onde, durante o verão, “só se sai de casa ao final da tarde ou muito cedo”, tornando essencial a criação de uma rede de espaços urbanos capazes de baixar a temperatura e melhorar o conforto térmico da população.

Maria da Graça Carvalho falava aos jornalistas à margem da cerimónia de assinatura de protocolos realizada na Câmara Municipal de Beja. De acordo com a ministra, estes abrigos, também designados por “ilhas verdes”, são espaços seguros concebidos para proteger as pessoas dos impactos de eventos climáticos extremos, como ondas de calor, tempestades ou frio intenso.

O projeto, que está a ser desenvolvido em várias cidades europeias, prevê a criação de zonas de repouso com maior sombreamento através de coberturas arbóreas, reforço do arvoredo, presença de água, solos não impermeabilizados e a instalação de bancos construídos com materiais não condutores de calor.

“O jardim municipal é um bom local para começar a testar soluções que permitam baixar alguns graus de temperatura e transformar o espaço numa verdadeira ilha verde, tal como a Europa recomenda às cidades de maior dimensão e com temperaturas elevadas”, sublinhou a ministra.

A responsável governamental admitiu ainda que Beja poderá vir a contar com outros abrigos climáticos, aproveitando diferentes espaços da cidade, como ruas estreitas com potencial para sombreamento ou zonas verdes existentes. Estes abrigos poderão igualmente ser implementados em bibliotecas, museus, centros comerciais, igrejas, piscinas ou outros locais frescos e climatizados.

Durante a mesma cerimónia, foram assinados três protocolos de colaboração técnica e financeira entre a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Câmara Municipal de Beja, destinados à reabilitação da ribeira do Barranco do Poço dos Frangos, do Barranco do Sardão e da ribeira paralela ao IP2.

Foto: CM Beja
Rádio Castrense/Lusa

Latest Posts

Não perder