A Força Aérea Portuguesa anuncia a chegada de mais uma aeronave KC-390, esta manhã, à Base Aérea n.º 11 em Beja.
“Depois de uma viagem desde Gavião Peixoto, com paragens técnicas no Recife e em Porto Santo, o novo KC-390 com número de cauda 26902 aterrou pelas 11h30 na Base Aérea N.° 11, em Beja” adianta a FAP.
Esta é a segunda aeronave de um total de cinco que se destina à Esquadra 506 – “Rinocerontes”.
Recorde-se que em 26 de junho, decorreu no Brasil uma cerimónia que oficializou a entrega do segundo avião KC-390 à Força Aérea Portuguesa, nas instalações da Embraer.
A cerimónia de entrega, na qual marcou presença o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves, “incluiu a assinatura do termo de transferência de propriedade e a entrega das chaves da aeronave”, explica a FAP.
Perante a plateia, o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea e o Presidente e CEO da Embraer, Bosco da Costa Júnior, destacaram a união entre os dois países e na colocação conjunta entre as Forças Aéreas Portuguesa e Brasileira e a Embraer, que resultou numa aeronave de futuro como o KC-390.
Recorde-se que o Estado Português adquiriu em 2019 cinco aeronaves KC-390 e um simulador, tendo o primeiro avião sido entregue à Força Aérea Portuguesa em 19 de outubro de 2023. Desde então já realizou mais de 500 horas de voo, com destaque para transportes médicos e logísticos como foi o caso dos dois helicópteros UH-60 Black Hawk.
O KC-390, produzido pela Embraer, equipa a Esquadra 506 – “Rinocerontes” e é uma aeronave de alcance intercontinental, dotado de capacidades multimissão e capaz de executar operações estratégicas e táticas, civis e militares, desde o transporte de tropas, veículos e carga paletizada, lançamento de paraquedistas e carga, transportes aeromédicos, missões de busca e salvamento, reabastecimento aéreo e combate a incêndios florestais.
Imagens: FAP