A Barragem de Alqueva assinalou ontem, 22 anos. A 8 de fevereiro de 2002, foram encerradas as comportas da barragem, dando início ao enchimento da albufeira de Alqueva, a maior reserva de água Nacional.
“Alqueva cumpre o seu objetivo, assumindo-se como uma reserva estratégica de água que permite garantir o funcionamento de todas as valências do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva, nomeadamente a agricultura, o abastecimento público e industrial e a produção de energia hidroelétrica, potenciando ainda o desenvolvimento do turismo” esclarece a EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva.
A mesma fonte refere que “para assegurar a sustentabilidade do sistema Alqueva é necessária uma gestão rigorosa e eficiente dos recursos hídricos disponíveis, promovendo uma utilização responsável da água, um bem cada vez mais essencial e também mais escasso”.
22 anos depois do encerramento das comportas de Alqueva, a EDIA lembra alguns dos “impressionantes números” da construção da barragem de Alqueva:
– 1 milhão e 100 mil metros cúbicos de betão,
– 20 mil toneladas de aço,
– 582 instrumentos de monitorização, ligados a 37 mil metros de cabos.