20.6 C
Castro Verde Municipality
Quinta-feira, Outubro 16, 2025

Últimas Noticias

Baixo Alentejo recebeu em Bruxelas a bandeira e o galardão de “Cidade Europeia do Vinho 2026”

O Baixo Alentejo marcou ontem um momento histórico ao receber, na sede da Comissão Europeia, em Bruxelas, a bandeira e o galardão oficiais que confirmam o título de “Cidade Europeia do Vinho 2026” (European City of Wine 2026). Esta distinção de prestígio reconhece formalmente a região como um destino de excelência vitivinícola no contexto europeu.

A cerimónia simboliza o início dos preparativos para um ano em que o Baixo Alentejo estará no centro das atenções internacionais, celebrando e promovendo a sua rica tradição, a identidade dos seus vinhos e os projetos integrados de enoturismo.

O galardão é um importante instrumento de visibilidade e desenvolvimento que irá potenciar a economia e o turismo dos 13 municípios que integram a candidatura.

A distinção é fruto de uma candidatura coordenada pela Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), que teve como parceiros a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERT).

António Bota, presidente da CIMBAL manifestou o seu “profundo orgulho em nome dos 13 municípios envolvidos”, sublinhando o “impacto positivo desta conquista para todo o território”.

Esta distinção estratégica acarreta múltiplas vantagens para o Baixo Alentejo, “nomeadamente o aumento da visibilidade internacional e do turismo, o fomento do desenvolvimento económico local, a valorização do património cultural, o estímulo à inovação e sustentabilidade, a diversificação da oferta turística e o fortalecimento de redes e associações, potenciando marcas regionais e nacionais”, sublinha a mesma fonte.

O ano de 2026 será preenchido com diversos eventos promocionais, e o desafio é que produtores, empresários, agentes culturais, hoteleiros e municípios saibam aproveitar ao máximo estas oportunidades para garantir a continuidade e apreciação internacional dos vinhos do Baixo Alentejo, um prestígio que, por acréscimo, beneficia também os vinhos de outras regiões do país.

Latest Posts

Não perder