A partir de amanhã, 14 de maio, e até ao dia 20, decorre uma nova campanha nacional de sensibilização e fiscalização da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), integrada no Plano Nacional de Fiscalização (PNF) de 2025, com o objetivo de alertar os condutores para os perigos do uso indevido do telemóvel durante a condução.
A iniciativa, que conta com ações de sensibilização da ANSR em todo o território nacional e operações de fiscalização da GNR e da PSP, visa “diminuir o risco de acidentes e promover comportamentos mais seguros ao volante”. Dados revelam que a distração causada pelo telemóvel aumenta significativamente a probabilidade de acidentes e prejudica o tempo de reação dos condutores.
As ações de sensibilização ocorrerão em simultâneo com operações de fiscalização em Vila Flor (14/05), Bragança (15/05), Sesimbra (16/05) e Braga (19 e 20/05).
A ANSR, a GNR e a PSP lembram que utilizar o telemóvel ao volante compromete a segurança de todos, dificultando a perceção de perigos, causando lapsos de atenção e desrespeito pelas regras de trânsito.
Esta é a quinta de 11 campanhas planeadas para este ano, com o intuito de reduzir a sinistralidade rodoviária através da adoção de comportamentos seguros.















