Na sequência do fenómeno meteorológico extremo ocorrido em Brinches, no final da tarde do passado dia 28 de junho, tendo chovido 150 milímetros por m2 durante cerca de hora e meia, provocando inundações e derrocadas de muros em quintais de 20 habitações na zona mais baixa da localidade, assim como o corte de ruas e vias publicas, o Município de Serpa informa que “foram imediatamente acionados todos os meios e recursos de emergência e de Proteção Civil, com o acompanhamento do executivo municipal, da Junta de Freguesia e de outros serviços do município”.
No próprio dia, diz a autarquia, “foram efetuadas as limpezas das vias e remoção de lamas e detritos, bem como tomadas as medidas necessárias para a resposta às situações mais dramáticas, nomeadamente trabalhos de limpeza e remoção de objetos das habitações afetadas, continuando nas horas seguintes a situação a ser acompanhada, nomeadamente a nível do levantamento dos prejuízos e necessidades da população atingida”.
A autarquia serpense sublinha que “continuam a ser desenvolvidos esforços para que as casas fiquem com condições de habitabilidade de modo a assegurar condições aos respetivos moradores, sendo ainda de referir que, embora não tenham sido assinaladas situações de desalojamento, cerca de 10 habitações sofreram estragos avultados”.
O Município de Serpa, na nota emitida, “agradece a todos os que prontamente ajudaram e apoiaram os habitantes das moradias mais afetadas e a toda a população de Brinches, na resposta a esta situação dramática, reforçando que está a trabalhar para rapidamente dar a mais adequada resposta aos problemas e necessidades, e manifesta a sua total solidariedade com toda a população da freguesia de Brinches”, conclui.