Os presidentes das Câmaras Municipais do Alentejo, lideradas pelo Partido Socialista, reuniram na Assembleia da República com os três deputados socialistas eleitos pelo Alentejo “para analisar a situação da região, das autarquias e das populações alentejanas”, adianta a Federação do Baixo Alentejo do PS.
Os autarcas apresentaram em comum “uma exigência de isenção às populações das portagens na A6 (Évora e Portalegre) e na A2 (Évora e Beja)”, mas também “uma preocupação com o atual programa de Governo da AD, nomeadamente com as medidas que vão ter impacto nas contas dos Municípios, sendo que não é ainda conhecida a forma de implementação, nem as medidas compensatórias para as finanças dos Municípios”, explica o PS.
Em causa, dizem, “está o anúncio da extinção da Derrama e um novo bloco de isenções do IMT, impostos importantes, e em alguns casos essenciais, para a sustentabilidade financeira de muitos Municípios”.
Nesta reunião, acrescenta o comunicado enviado à Rádio Castrense, “foi decidido por todos exigir ao Governo da AD um esclarecimento cabal da forma de compensar as finanças municipais quando ocorrerem estas reduções de receita no IMT e na DERRAMA”.