13.7 C
Castro Verde Municipality
Quinta-feira, Novembro 21, 2024

Últimas Noticias

Autarcas de sete concelhos da região exigem soluções rápidas ao Diretor Executivo do SNS

As Câmaras Municipais de Castro Verde, representadas pelos seus presidentes, (António José Brito), Aljustrel (Carlos Teles), Almodôvar (António Bota), Beja (Paulo Arsénio), Mértola (Mário Tomé), Moura (Álvaro Azedo) e Ourique (Marcelo Guerreiro) reuniram nesta segunda-feira, dia 18, em Beja, com o Diretor Executivo do SNS, António Gandra Almeida, e o presidente da ULSBA – Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, José Carlos Queimado.

A reunião, segundo a autarquia de Castro Verde, “permitiu avaliar o quadro de funcionamento do Serviço de Urgência (SUB) de Castro Verde e, igualmente, o problema grave do serviço de Pediatria do Hospital de Beja, do SUB de Moura e da carência muito preocupante de médicos nos Centros de Saúde de Aljustrel e Mértola”.

Da reunião, os sete Municípios destacam as seguintes dar nota “da evolução francamente positiva no funcionamento previsto no Serviço de Urgência (SUB) de Castro Verde”. A mesma fonte refere que “fruto do esforço e ação dos Municípios e da população, no mês de novembro o SUB de Castro Verde tem agora previsão de fecho somente 12 horas no dia 22 e 6 horas no dia 29. Recorde-se que, há uma semana, a previsão apontava para sete dias de encerramento, nalguns casos durante 24 horas”.

No caso do mês de dezembro, que tinha previsão de vários dias com encerramentos, “está agora garantido que o Serviço de Urgência (SUB) de Castro Verde funcionará todo o mês sem interrupções” sublinha o município castrense.

Por outro lado, os autarcas presentes “registaram com muita preocupação o gravíssimo quadro de funcionamento previsto nas próximas semanas nos serviços de Pediatria e Obstetrícia no Hospital de Beja”. Depois do encerramento registado na quinta-feira, dia 14, “tudo aponta para novos episódios de fecho que, naturalmente, merecem firme condenação e preocupação dos Municípios” destaca a Câmara Municipal de Castro Verde.

Esta situação, de acordo com a mesma fonte, “poderá implicar a transferência de crianças doentes e de mulheres grávidas para Évora ou Faro, num procedimento que os autarcas não aceitam”. Por isso, “exigiram ao Diretor Executivo do SNS soluções rápidas e eficazes que permitam superar esta situação totalmente indesejável e inaceitável”.

Os autarcas frisam ainda que, “neste quadro de dificuldades, foi ainda assinalada profunda apreensão com a muito evidente escassez de médicos nos concelhos de Aljustrel e Mértola e no SUB de Moura, situação que prejudica diariamente os cuidados de saúde prestados às populações desses concelhos”.

Em conjunto, as Câmaras Municipais presentes na reunião “manifestaram a sua completa disponibilidade para, no âmbito das suas competências, colaborarem com a ULSBA e o Ministério da Saúde, para que os graves problemas identificados sejam rapidamente resolvidos”.

Latest Posts

Não perder