O Partido Socialista (PS) questionou o Governo sobre os “sucessivos atrasos” na obra de reabilitação da ponte da Ribeira do Vascão, no concelho de Mértola, distrito de Beja. A ponte, que deveria estar pronta a 30 de novembro de 2024, tem sofrido adiamentos sucessivos, com a conclusão prevista agora apenas para 30 de setembro deste ano.
Em pergunta entregue na Assembleia da República, o deputado Pedro do Carmo, eleito pelo círculo de Beja, argumentou que a empreitada “já foi alvo de dois adiamentos sucessivos”. A ponte da Ribeira do Vascão é um “eixo rodoviário entre o Alentejo e o Algarve”, e a sua reabilitação, iniciada a 30 de setembro de 2024, deveria ter sido concluída a 30 de novembro do mesmo ano.
O “prolongamento” da obra tem gerado “fortes impactos negativos para a população e para os empresários de Mértola”, especialmente nos setores do turismo, restauração e comércio, segundo o deputado.
Em relação aos atrasos da reabilitação da Ponte do Vascão, a Rádio Castrense falou com Mário Tomé, Presidente da Câmara de Mértola, que descreve que “esta é mais uma situação em que o Governo central não está a cumprir com o territórios com esta densidade, neste caso, Mértola” mesmo tendo “sido alertados inúmeras vezes para os problemas que isto podia causar para Mértola.”
Imagem: Infraestruturas de Portugal