12.6 C
Castro Verde Municipality
Segunda-feira, Março 9, 2026

Últimas Noticias

Atividade gripal mantém-se não epidémica em Portugal

A atividade gripal em Portugal manteve-se em níveis não epidémicos na semana 9 da época 2025/2026, correspondente ao período entre 23 e 27 de fevereiro, segundo informação divulgada pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.

De acordo com os dados da vigilância laboratorial, nas duas últimas semanas foram analisados nove casos de infeção respiratória aguda (IRA) nas redes sentinela, tendo sido identificado um caso positivo para Vírus Sincicial Respiratório (RSV). No mesmo período não foram detetados casos positivos de Gripe nem de COVID-19.

Por sua vez, a Rede Portuguesa de Laboratórios para o Diagnóstico da Gripe e Outros Vírus Respiratórios identificou, na semana 9 de 2026, 29 casos positivos de vírus da gripe, sendo 27 do tipo A e dois do tipo B. Entre os casos subtipados foram encontrados sete do subtipo A(H3N2) e dois do subtipo A(H1N1)pdm09.

Além da gripe, outros vírus respiratórios continuam em circulação. Durante esta semana, os mais frequentemente identificados foram o RSV, o Metapneumovírus e os Rinovírus/Enterovírus.

No que diz respeito ao vírus responsável pela COVID-19, a linhagem XFG da variante Ómicron BA.2.86 continua a ser detetada em Portugal, embora com tendência decrescente. Foi ainda identificada a variante Ómicron BA.3.2, que tem sido observada com maior frequência no país desde a semana 50 de 2025.

Relativamente às infeções respiratórias agudas graves (SARI), a taxa de incidência mantém uma tendência estável. Também não foram registados internamentos por gripe em unidades de cuidados intensivos entre as 16 UCI que reportaram dados.

No caso do Vírus Sincicial Respiratório, os níveis de atividade mantêm-se estáveis, particularmente no que respeita aos internamentos de crianças com menos de 24 meses.

Quanto ao impacto global, a mortalidade por todas as causas em Portugal mantém-se dentro dos valores esperados.

A monitorização da temperatura ambiente indica ainda que, na semana 9 de 2026, a temperatura mínima média do ar foi de 6,4°C, valor 0,83°C acima da média climatológica de fevereiro (1971-2000) e 0,43°C abaixo da média registada no dia 1 de março.

No plano internacional, os dados apontam para uma tendência de diminuição da circulação do vírus da gripe na maioria dos países. A atividade do RSV permanece elevada, embora com ligeiro declínio, enquanto a circulação do SARS-CoV-2 continua baixa.

Latest Posts

Não perder