A Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal (AIMMP) está a promover uma missão empresarial no Japão, de 23 de setembro a 1 de outubro, com o objetivo de reforçar a presença do setor português num dos mercados mais sofisticados do mundo. A iniciativa, batizada de “Wood Living Solutions”, tem como foco as cidades de Tóquio e Osaka e envolve encontros de negócios, eventos institucionais e ações de promoção internacional da marca “MADE IN PORTUGAL naturally”.
Um dos pontos altos da missão será a presença portuguesa na Expo 2025 Osaka, com a exposição “Second Life – design with memory, future with meaning”. Esta mostra, no Pavilhão Nacional, vai exibir peças de mobiliário 100% portuguesas que refletem inovação e sustentabilidade. A comitiva, composta por 17 empresas das áreas de Interior Design e Semi-Furnished Products, terá encontros com importantes nomes da arquitetura e design japoneses, além de uma sessão B2B na Embaixada de Portugal em Tóquio.
A agenda da missão inclui visitas a lojas icónicas em Tóquio e, em Osaka, a inauguração da exposição da AIMMP no Pavilhão de Portugal. O presidente da AIMMP, Vítor Poças, sublinha que o Japão é um mercado estratégico de elevado potencial, valorizando a qualidade e a inovação. Segundo o responsável, a missão visa “posicionar o mobiliário português como uma referência num país que valoriza a autenticidade, a funcionalidade e o design intemporal”. Esta iniciativa faz parte do plano de internacionalização da AIMMP, que desde 2010 já ajudou o setor a duplicar as suas exportações.















