O Dia Mundial da Fisioterapia celebra-se anualmente a 8 de setembro, desde 1996, data que assinala a fundação da atual World Physiotherapy (WP), em 1951.
Esta data “representa uma oportunidade para reconhecer o contributo essencial da Fisioterapia na promoção da saúde, na funcionalidade e na qualidade de vida da população, em todas as fases da vida” adianta a ULSBA – Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo.
Na ULSBA EPE, “existem no total 30 fisioterapeutas, 15 nos Cuidados de Saúde Primários distribuídos pelos 13 concelhos da área de abrangência e 15 em contexto Hospitalar (12 em Beja e 3 em Serpa). Intervêm em diversas áreas (músculo-esquelética, cardiorrespiratória, neurologia, oncologia), ao longo de todo o ciclo de vida, em diferentes valências (Equipas de Cuidados Continuados Integrados, intervenção Precoce, Promoção e Educação para a Saúde, Cuidados Paliativos) em equipas multidisciplinares” frisa a instituição.
Este ano, a World Physiotherapy elegeu como temas centrais do Dia Mundial da Fisioterapia o Envelhecimento Saudável e a Prevenção das Quedas, destacando o papel da Fisioterapia na promoção da autonomia, no envelhecimento ativo e na redução do risco de quedas.
A ULSBA explica que “as quedas são a principal causa de lesões em idosos, podendo levar a fraturas entre outras complicações graves, afetando significativamente a qualidade de vida e independência dos idosos” e acrescenta que “o fisioterapeuta desempenha um papel fundamental na promoção da mobilidade, equilíbrio e autonomia, ajudando a prevenir quedas, através de programas de exercício físico personalizados em contexto clinico.”

















