10.2 C
Castro Verde Municipality
Terça-feira, Dezembro 16, 2025

Últimas Noticias

Assembleia Geral da CNA Reforça Defesa da Agricultura Familiar e Marca 10.º Congresso

A Assembleia Geral da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), realizada a 12 de dezembro, em Coimbra, aprovou o Plano de Atividades e o Orçamento para 2026, reafirmando o reforço da luta por políticas públicas que valorizem a Agricultura Familiar, o mundo rural e a soberania alimentar.

A CNA manifestou preocupação com a previsão de uma quebra de 10,7% no rendimento agrícola em 2025, denunciando a degradação continuada dos rendimentos dos agricultores e o que considera ser um forte desinvestimento do Governo, com cortes orçamentais significativos e verbas não executadas.

Entre os principais problemas apontados estão os prejuízos causados por animais selvagens, a falta de apoios a agricultores afetados por incêndios e a crise em setores como o Douro, o olival e os cereais. A Confederação criticou ainda o domínio das grandes cadeias de distribuição e a concentração de terras por fundos de investimento.

No plano internacional, a CNA reiterou a oposição aos tratados de livre comércio e alertou para os riscos da futura Política Agrícola Comum pós-2028. A Assembleia Geral agendou o 10.º Congresso da CNA para o quarto trimestre de 2026, com o objetivo de reforçar a organização e a defesa de um modelo agrícola justo e sustentável.

Latest Posts

Não perder