Foi assinada, no dia 15 de dezembro, em Vendas Novas, a consignação da empreitada de modernização da Linha de Vendas Novas, considerada estratégica para o transporte ferroviário de mercadorias.
A cerimónia contou com a presença do Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, do presidente da Infraestruturas de Portugal, Miguel Cruz, do vice-presidente da IP, Carlos Fernandes, e do presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas, Ricardo Videira.
Com um investimento de cerca de 120 milhões de euros e um prazo de execução de 48 meses, a intervenção visa modernizar a infraestrutura ferroviária e permitir o cruzamento de comboios de mercadorias com até 750 metros. A obra reforça a ligação ferroviária entre o Porto de Sines e as plataformas logísticas nacionais e europeias.
A Linha de Vendas Novas, com 69 quilómetros, liga Setil a Vendas Novas e é dedicada exclusivamente ao transporte de mercadorias, assumindo um papel central no eixo ferroviário Norte-Sul, ao evitar a passagem dos comboios pela área de Lisboa.
O investimento está enquadrado no PNI 2030 e conta com apoio de fundos comunitários do Portugal 2030. Durante a sessão, o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Videira, sublinhou o caráter estratégico da obra, defendendo, no entanto, a necessidade de investimentos na estação de Vendas Novas e na Linha do Alentejo para melhorar a oferta ferroviária de passageiros no concelho.














