15.3 C
Castro Verde Municipality
Sábado, Março 29, 2025

Últimas Noticias

Apresentação do Livro “A Audácia Generosa de um Pastor” do Padre Luís Miguel Fernandes teve casa cheia

No passado dia 23 de Março de 2025, pelas 16h00m, realizou-se no Seminário de Beja, a apresentação do livro “A AUDÁCIA GENEROSA DE UM PASTOR: D. José do Patrocínio Dias – O bispo restaurador da Diocese de Beja (1884-1965)”, da autoria do Pe. Luís Miguel Fernandes, pároco de Castro Verde, na diocese de Beja. A sessão foi presidida por D. Fernando Maio de Paiva, Bispo de Beja, e teve como apresentador o Pe. Dr. Luís Filipe Marques, pároco de Alvalade.

O Coro do Carmo, sob a regência de Monsenhor António Cartageno, abrilhantou o momento com três peças musicais: um hino composto em 2021, aquando do centenário da sagração episcopal e entrada solene na Diocese do Bispo Soldado, o cântico “Bendita, Louvada e Adorada Seja a Sagrada Paixão do Amado Jesus”, resultado de uma recolha de cânticos alentejanos feita nos anos 80-90 pelo Monsenhor António Cartageno e pelo Cónego António Aparício, bem como o hino do Jubileu 2025 “Peregrinos de Esperança”. O evento contou ainda com a presença do Editor da Lucerna, Dr. Henrique Mota, do Vigário-Geral e Reitor do Seminário, Pe. Rui Manuel Mendes Carriço e com parte das Irmãs da Congregação das Oblatas do Divino Coração.

Reuniram-se mais de cem pessoas, sacerdotes e leigos, de Castro Verde, Entradas, Santa Bárbara de Padrões, São Marcos da Ataboeira, Ervidel, Santa Vitória, Beringel, Grândola, Beja, Alvalade, Ermidas-Sado, Mértola, Almodôvar, Aljustrel, Ourique, Odemira, Ferreira do Alentejo, Barrancos, Fátima, Lisboa, Évora, entre outras localidades, para conhecer e honrar a memória de D. José do Patrocínio Dias.

No decorrer da sessão o Pe. Luís Miguel Fernandes realçou, de forma apaixonada, a importância de D. José do Patrocínio Dias para a Diocese de Beja e o modo como o Bispo Soldado se consumiu completamente por esta porção da Igreja no Baixo-Alentejo. 

O Pe. Dr. Luís Filipe Marques, no decorrer da apresentação que fez da obra, assinalou as qualidades do autor que “com ousado entusiamo, rigor científico e competência inegável, escrita escorreita, límpida, clara e cativante, e ainda conceptualmente rigorosa, examinou a vida e a obra do senhor D. José do Patrocínio Dias, a partir das marcas disponíveis e possíveis da sua vida desde as serranias dos Hermínios, na vetusta Covilhã da Beira Baixa, passando pelos campos de batalha da Primeira Grande Guerra, até à Planície Heróica, para usar um título de Manuel Ribeiro, do Baixo Alentejo, onde o Bispo-soldado entregou a sua vida como grão de trigo lançado à terra (Jo 12,24), e cujos frutos continuam a brotar”.

Entre diversos agradecimentos, o Pe. Luís Miguel Fernandes entregou o cálice utilizado por D. José do Patrocínio Dias nas trincheiras, durante a Grande Guerra, à Congregação das Oblatas do Divino Coração. O referido cálice foi oferecido ao Pe. Luís Miguel pelos familiares do Bispo Soldado aquando da sua Ordenação Diaconal, em 2014. O Pároco de Castro Verde sublinhou o quão especial era a peça para si, frisando que a entregava às Irmãs Oblatas de modo a que a mesma possa estar visível no espaço museológico existente, na cidade de Beja, dedicado à figura do prelado bejense.  O autor da obra homenageou, ainda, de forma emocionada,  dois dos últimos sacerdotes ordenados por D. José do Patrocínio Dias: o Cónego António Aparício e o Cónego Domingos Pereira. 

Latest Posts

Não perder