O presidente da Câmara Municipal de Almodôvar, António Bota, foi reeleito para um segundo mandato, por mais dois anos, como presidente da Mesa da Assembleia Geral da empresa Águas Públicas do Alentejo (AgdA).
Para o autarca de Almodôvar, “é com grande satisfação que o município de Almodôvar se faz representar na Águas Públicas do Alentejo, entidade da maior importância na gestão dos recursos hídricos e no abastecimento de água em Alta, à nossa região”.
António Bota lembra que “é extremamente importante que estejamos ativos e presentes nas Águas do Alentejo, sendo que assim temos intervenção nas diversas empreitadas em curso, para fazer chegar água potável a várias localidades do concelho e concelhos vizinhos. Estão em curso obras para adução dentro do concelho de Almodôvar, e, entre Almodôvar e Mértola sudoeste, com um valor superior a 5 milhões de euros.
As diferentes localidades a serem abastecidas são locais altamente carenciados de água para abastecimento público, consequência da elevada escassez de água nas origens locais, associado aos prolongados períodos de seca.
Está a ser concluído o Sistema de Abastecimento de Água do Monte da Rocha, com origem na albufeira do mesmo nome, situada no concelho de Ourique. Este projeto vai servir de água potável aos concelhos de Almodôvar, Castro Verde e Ourique, e ainda parcialmente aos concelhos de Mértola e Odemira, todos no distrito de Beja, abrangendo uma população residente total de 18 mil habitantes.
A concretização deste sistema de abastecimento resultará num investimento total na ordem dos 24 milhões de euros numa das áreas do Baixo Alentejo historicamente mais atingidas pela escassez de água.
A Assembleia Geral de Acionistas das AgdA, conta agora, para além de Antonio Bota a presidir a Mesa da AG, com Francisco Narciso, Simone Pio e João Maurício como vogais executivos, e Maria de Fátima Coimbra e Álvaro Bejinha como vogais não executivos, e para a Comissão de Vencimentos foi eleita para presidente, Carla Correia.