18.7 C
Castro Verde Municipality
Domingo, Setembro 8, 2024

Últimas Noticias

António Bota diz que “se o Governo quiser tem tudo pronto para avançar com o projeto do Hospital de Beja”

O Salão Nobre da CIMBAL, acolheu na passada segunda feira uma sessão de apresentação do “Projeto de Requalificação e Ampliação do Hospital José Joaquim Fernandes – Beja”, por parte do Presidente do Conselho de Administração da ULSBA, aos autarcas do Baixo Alentejo. Para esta sessão foi convidada Ministra da Saúde e os deputados eleitos pelo Distrito de Beja, realçou a CIMBAL em nota de imprensa.

José Carlos Queimado, acompanhado de outros membros do Conselho de Administração, apresentou o trabalho produzido no âmbito do Despacho n.º 12813/2023, de 14 de dezembro, proferido pelo anterior Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre.

O projeto “prevê a construção de um novo edifício e a requalificação do existente “.

Recorde-se que este Hospital está em funcionamento há mais de cinquenta anos, encontrando-se o edifício principal “manifestamente desadequado para a prestação eficaz de cuidados de saúde, quer do ponto de vista dos espaços, assim como das condições das suas componentes técnicas. Pretende-se também terminar com os serviços em contentores”, explica a CIMBAL.

Esta “será uma intervenção estruturante, permitindo, após a sua conclusão, o acesso a serviços públicos de saúde de qualidade, aos habitantes do Baixo Alentejo, evitando inúmeras deslocações a outros hospitais” explica a mesma fonte.

António Bota, presidente da CIMBAL, diz que “as peças estão todas prontas” e acredita que “se o governo quiser avançar, tem pela primeira vez, nos últimos 50 anos, tudo pronto para isso”. Este responsável acrescenta que “Beja merece todo este apoio por parte do Governo”.

Recorde-se que, o projeto permitirá manter as atuais valências, ‘criando condições para novas áreas: cirurgia vascular; dermatologia; endocrinologia e nutrição; nefrologia; gastroenterologia e reumatologia, assim como uma unidade de cuidados paliativos” realçou a mesma fonte.

O estudo de viabilidade económico-financeiro aponta para um investimento na ordem dos noventa e seis milhões de euros, aos quais acrescerá o IVA em vigor.

Latest Posts

Não perder