A Diretoria do Sul da Polícia Judiciária, com a colaboração do Grupo de Trabalho para Redução das Ignições – Zona Sul (composto por elementos da GNR, ICNF e PJ), deteve anteontem uma mulher de 81 anos, suspeita da autoria de um crime de incêndio florestal, ocorrido no passado dia 13 de setembro, no Lugar de Revezes, freguesia do Ameixial, concelho de Loulé, próximo do concelho de Almodôvar, anuncia a Força Policial.
“A mulher terá ateado o incêndio com recurso a chama direta num coberto vegetal composto, essencialmente, por combustíveis finos secos/mortos” realça a PJ.
Para este incêndio “foram mobilizadas as corporações dos bombeiros de Almodôvar, Loulé, S. Brás de Alportel e Faro, meios da junta de freguesia do Ameixial e uma patrulha da GNR” lembra a Judiciária.
Para esse dia, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera previu para a região tempo bastante quente e seco, com temperatura máxima de 38º C e índice de humidade relativa do ar inferior a 30%, condições conjunturais e meteorológicas que determinaram a emissão de alerta de risco de Perigo de Incêndio Rural (PIR) de máximo (vermelho).
“Refira-se que, pelo menos, desde 12 de março de 2024 têm vindo a verificar-se ignições no Lugar de Revezes (seis), existindo forte convicção de que a octogenária seja a autora os incêndios” sublinha a PJ.
A detida, vai ser presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.
O inquérito é titulado pelo Ministério Público de Loulé.