O Centro Cultural “Raul de Carvalho” em Alvito, recebe no próximo domingo, 12 de Junho, pelas 18h30, em espetáculo musical de homenagem aos 134 anos do nascimento de Fernando Pessoa.
José Campos e Sousa e Ana Rita Santos apresentam o espectáculo “Em Pessoa” num fim de tarde em Alvito, onde se cantam poemas do poeta e alguns que lhe foram dedicados.
José Campos e Sousa, compositor e intérprete, têm uma carreira musical de quase 60 anos. Foi influenciado pelas tendências dos anos 60: Beatles, Georges Brassens, Léo Ferré, Jacques Brel, Serge Reggiani, Charles Aznavour e também pela Bossa Nova.
Foi membro da Banda do Casaco, tendo feito parte dos dois primeiros LPs.
Em 1975 optou por uma carreira a solo, interpretando fundamentalmente temas compostos por si sobre textos de grandes poetas portugueses: António Sardinha, António Manuel Couto Viana, Fernando Pessoa, David Mourão-Ferreira, Diogo Pacheco de Amorim, Fernando Tavares Rodrigues, Luís de Camões, Miguel Torga, Rodrigo Emílio, Vasco Graça Moura, entre tantos outros, bem como de grandes poetas brasileiros: Cecília Meireles, Manuel Bandeira, Vinicius de Morais.
“Tragam Rosas Brancas”, o seu primeiro disco a solo, contou com a produção de António Avelar de Pinho e Nuno Rodrigues e foi editado pela Imavox.
Vive actualmente em Vila Nova da Baronia, concelho de Alvito, o que o fez cruzar-se com Ana Rita Santos.
Ana Rita Figueira Santos é Arqueóloga e Animadora Sociocultural, tem na Música a sua primeira paixão.
Aos 11 anos, iniciou os seus estudos musicais, na Academia de Música Eborense – Conservatório Regional de Évora, onde frequentou o Curso Geral de Música, tendo o Piano como instrumento de estudo. Em 1998 começou a frequentar a disciplina de Canto Gregoriano e dois anos mais tarde, ingressou no Coro Gregoriano de Évora, onde desenvolveu a sua técnica vocal e com o qual fez inúmeras apresentações em Portugal e Espanha.
Formou e dirige a Tuna da Universidade Sénior de Alvito. Dirige também o coro da Paróquia de Vila Nova da Baronia.
Em 2017, foi convidada por José Campos e Sousa para cantar algumas das suas composições musicais. Desde então, participou nos concertos Nossa Senhora na Poesia Portuguesa, Missa de Além-Tejo, O Menino Jesus dos Portugueses, O Mar e Em Pessoa.