18 C
Castro Verde Municipality
Segunda-feira, Julho 14, 2025

Últimas Noticias

Alvito: Executivo visitou Grutas do Rossio

O Executivo da Câmara Municipal de Alvito visitou esta quarta feira, 18 de Maio, as Grutas do Rossio “para se inteirar das condições em que as mesmas se encontram, assim como das condições de segurança das zonas envolventes” adianta o município de Alvito.

“Acompanhados por técnicos especializados, e com um grande conhecimento nestes tipo de intervenções, ficou previsto começar a trabalhar na possibilidade das mesmas poderem voltar a ter condições de visitabilidade” explica o município.

Localizadas na freguesia de Alvito, as Grutas do Rossio, “ao contrário de muitas existentes no nosso país, não são naturais mas sim artificiais” detalha a câmara de Alvito. Existentes desde o século XIII, as mesmas foram reencontradas apenas em meados do século XX.

Estas grutas “devem-se à exploração de pedreiras através do sistema de abertura de túneis, de onde eram retiradas pedras de calcário utilizadas na construção de mós. Outras fontes indicam que os túneis destas grutas também serviriam para a ligação subterrânea de edifícios importantes pertencentes à nobreza de Alvito” conclui a nota de autarquia.

Latest Posts

Não perder