De acordo com o Lidador Notícias, de Beja, a GNR apreendeu 95 quilos de canábis a casal que vivia e cultivava a “erva” num lugar longe dos olhares mais indiscretos, mas não passou desapercebido aos investigares da Guarda.
A mesma fonte escreve que, “Militares do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial de Almodôvar da GNR, detiveram ontem um casal que tinha na sua habitação, num lugar da freguesia de São Barnabé, concelho de Almodôvar, 95 quilos de canábis”.
Segundo apurou o Lidador Notícias (LN), o casal vivia em união de facto, o homem de 54 anos e a mulher de 50 anos, dedicavam-se ao cultivo da chamada “erva” que depois vendiam a terceiros, que se encarregavam do seu escoamento junto dos consumidores.
O lugar onde habitam cerca de dezena de pessoas, fica na confluência dos concelhos de Almodôvar e de Silves, e a atividade ilícita dos dois detidos passava desapercebida aos olhos dos restantes moradores do local, explica a mesma fonte.
Esta é uma das maiores apreensões de canábis da última década feita pela GNR no distrito de Beja, resultante do cultivo direto do produto estupefaciente por parte de traficantes, adianta ainda ao Lidador Notícias.
O casal, que passou a noite em instalações da Guarda, é suspeito do crime de tráfico de estupefacientes e vai ser presente esta tarde a primeiro interrogatório judicial no Tribunal Judicial de Almodôvar.
Fonte: Lidador Notícias
Autor: Teixeira Correia
Atualização às 14h45:
Entretanto, a GNR já enviou um comunicado às redações sobre esta matéria, dando conta de que “no âmbito de uma ação de patrulhamento numa área conotada por tráfico de estupefacientes, os militares da Guarda verificaram numa área rural uma grande quantidade de produto estupefaciente, oculto numa zona de escoamento de águas, tendo sido possível detetar os dois suspeitos na referida área, motivo que levou à abordagem e detenção dos suspeitos”. A Guarda acrescenta que, “no seguimento das diligências policiais, foi realizada uma busca domiciliária, sendo detetado mais produto estupefaciente, culminando com o desmantelamento de uma área de processamento de produtos estupefacientes, num armazém adjacente à residência”.
No decorrer das diligências policiais foi apreendido o seguinte material:
- 37 998 doses de liamba;
- 31 garrafões de fertilizantes;
- Quatro desumidificadores;
- Duas máquinas de embalar em vácuo;
- Duas balanças de precisão;
- Dois telemóveis;
- Um ventilador;
- 440 euros em numerário;
- Vários artigos relacionados com o acondicionamento e comercialização dos produtos estupefaciente.
A GNR acrescenta que, “esta ação policial contou com o reforço do Destacamento Territorial de Almodôvar e do Destacamento de Trânsito de Beja”.