O Município de Almodôvar volta a promover o maior Desfile de Carnaval da região, com o corso carnavalesco agendado para o próximo dia 17 de fevereiro, Dia de Carnaval, a partir das 15h00, na Praça da República.
A edição de 2026 será subordinada ao tema “Encontro de Culturas: Identidades do Mundo”, desafiando os participantes a representarem, de forma criativa, diferentes países, tradições e expressões culturais. A iniciativa pretende fomentar um diálogo artístico entre várias identidades geográficas, promovendo simbolicamente a união de costumes, estéticas e culturas.
O percurso do desfile terá início na Praça da República, seguindo pela Rua Dr. João de Brito Camacho, Rua José Caetano da Ponte, Rua Senhora da Graça, Rua do Mercado, Rua Dr. António Cândido Colaço e Rua da Malpica, terminando novamente no ponto de partida. A concentração dos participantes está marcada entre as 13h30 e as 14h30, no parque de estacionamento em frente à Biblioteca Municipal (INOVAPARQUE). Os participantes individuais e grupos a pé serão depois encaminhados para a Rua da Malpica, enquanto os carros alegóricos sairão pela Travessa do Hospital, de acordo com as indicações da organização.
O júri, composto por cinco elementos designados pela Câmara Municipal, irá avaliar critérios como a originalidade, a qualidade artística, a utilização de materiais reciclados, a caracterização e a apresentação geral. Estão previstos prémios de participação, nomeadamente 225 euros por cada conjunto de dez elementos para grupos a pé devidamente caracterizados e 300 euros para grupos com carros alegóricos que cumpram os requisitos definidos.
Serão igualmente atribuídos prémios de classificação em várias categorias, com valores que podem atingir os 300 euros para carros alegóricos e 250 euros para grupos a pé, além de distinções específicas para escolas e para trabalhos que privilegiem o uso de materiais reciclados. Haverá ainda prémios individuais do primeiro ao quinto lugar.
A segurança, orientação e fiscalização do evento estarão a cargo das equipas municipais, sendo que o incumprimento das normas poderá levar à exclusão imediata do desfile e à perda de qualquer prémio. As situações omissas serão decididas pela organização, excetuando as questões de classificação, que são da exclusiva competência do júri.
Após o desfile, a animação prossegue com um concerto do grupo Samba di Rua, na Praça da República. A entrada é livre.

















