14.7 C
Castro Verde Municipality
Quinta-feira, Novembro 21, 2024

Últimas Noticias

Almodôvar: Câmara com isenções e descontos na fatura da água

A Câmara de Almodôvar aprovou um pacote de medidas de apoio às populações e às instituições do concelho, isentando os munícipes seniores do concelho do pagamento da água nos próximos três meses. A mesma medida aplica-se a várias instituições particulares de solidariedade social (IPSS) do concelho, ao Posto Territorial da GNR e à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Almodôvar, com uma redução de 50% nos pagamentos das faturas da água.

António Bota, em declarações à Radio Castrense,  destaca que “a situação que se coloca neste momento, com este problema gravíssimo que o mundo atravessa, relacionado com a COVID 19, requer medidas muito concretas e objetivas no apoio à comunidade. Muitas vezes as Autarquias e o Governo pedem apoio à comunidade, neste caso, sejamos claros, é a comunidade que precisa do nosso apoio” realça o presidente da Câmara de Almodôvar.

António Bota sublinha que “naquilo que nos diz respeito, e dentro daquilo que está ao nosso alcance, como é o caso da água para consumo humano, ainda que face à seca, apelemos a que se poupe água, com esta nova realidade com a qual todos estamos confrontados, o cenário mudou pois é fundamental que façamos a nossa higiene, que nos lavemos e, sabendo igualmente, que vão surgir graves consequências económicas no seios de várias famílias do nosso concelho, antecipamo-nos e vamos implementar medidas que minimizem estes problemas que inevitavelmente vão surgir”.

O executivo da Câmara de Almodôvar aprovou assim esta segunda-feira, 30 de março, a medida com os seguintes 3 pontos, diz António Bota:

“O primeiro é isentar a 100% a água a todos os nossos séniores, a todos aqueles que são portadores do Cartão Social, designado como Almodôvar Solidário. A segunda medida tem a ver com o isentar todos os contadores do concelho de Almodôvar, todos sem exceção, cidadão comum, comércio, restauração, que consumam até quatro metros cúbicos ninguém paga.

O terceiro ponto deste pacote visa também dar um sinal de apoio às nossas IPSS, à GNR, aos Bombeiros, que estão a lutar por todos nós e por isso vamos isenta-los a 50% no consumo de água porque na maior parte dos casos, como são o caso as IPSS, elas têm os rendimentos das pessoas que lá estão, mas os custos são mais exagerados durante estes meses e assim ajudamo-las dentro do que nos é possível” detalha o autarca socialista.

António Bota garante que “estas medidas aplicam-se durante os meses de Março, Abril e Maio e aguardemos para saber o que se passará nestes meses. Deus queira que não tenhamos a necessidade de prolongar estes apoios por mais tempo, pois significaria que as coisas teriam regressado à normalidade” conclui o edil de Almodôvar.

Latest Posts

Não perder