O Município de Aljustrel, no âmbito do projeto “Medidas de Combate à Seca” do qual faz parte através da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (Cimbal), entregou a todas as Instituições Particulares de Solidariedade Social do Concelho de Aljustrel (IPSS) redutores de caudal para torneiras, chuveiros e autoclismos.
«A entrega foi efetuada na quinta-feira, dia 23, pela vereadora com o pelouro da Ação Social e Educação, Paula Lampreia, uma vez que a campanha “Escassez da Água” destina-se ao público em geral, mas foca-se nas crianças até aos seis anos e em adultos frequentadores de centros de dia e lares» explica a autarquia.
Este projeto, financiado pelo Fundo Ambiental e que também é da responsabilidade da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), «tem como objetivo sensibilizar a população para esta problemática e para o papel que cada cidadão pode ter na redução do consumo de água».
A autarquia avança que, se trata de «um projeto pedagógico e de sensibilização, que pretende levar à adoção de práticas mais amigas do ambiente, levando a uma mobilização coletiva para a alteração de comportamentos».
Esta ação «aborda ainda a realidade das alterações climáticas e o impacto que já estão a ter no país, nomeadamente através da frequência de períodos de seca e de ondas de calor, refletindo ainda sobre as consequências que são verificadas no terreno, em específico na região Baixo Alentejo» conclui a Câmara de Aljustrel.















