O Concelho de Aljustrel conta, desde ontem, com uma Equipa de Intervenção Permanente (EIP), que resulta de “um compromisso assumido entre o Município de Aljustrel, a Associação Humanitária dos Bombeiros de Aljustrel e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil” avança o município.
Esta equipa altamente especializada, constituída por cinco bombeiros, entrou em funções, “encarregando-se o Município de Aljustrel de assegurar 50 por cento dos valores dos vencimentos destes profissionais, num montante anual de cerca de 40 mil euros”.
As EIP garantem em permanência o combate a incêndios, o socorro às populações em caso de acidentes ou catástrofes, o socorro, em segunda intervenção, no âmbito da urgência pré -hospitalar, a minimização de riscos em situações de previsão ou ocorrência de acidente grave e a colaboração em outras atividades de proteção civil, no âmbito das funções cometidas aos corpos de bombeiros.
“Ao comparticipar com uma verba financeira esta equipa, pretende o Município de Aljustrel garantir a prontidão na resposta às ocorrências que impliquem intervenções de socorro às populações e de defesa dos seus bens”, conclui a nota da autarquia.