21.7 C
Castro Verde Municipality
Quarta-feira, Abril 24, 2024

Últimas Noticias

Aljustrel inaugura hoje a exposição “Desafiando o Olhar – Edições do Centro Português de Serigrafia”

As Oficinas de Formação e Animação Cultural vão inaugurar nesta sexta-feira, 13, pelas 18:00 horas, a exposição “Desafiando o Olhar – Edições do Centro Português de Serigrafia”. Uma mostra que traz a Aljustrel 92 obras, de 72 artistas, de 21 nacionalidades, descentralizando e democratizando o acesso à cultura.

Na exposição podem ser apreciadas obras de consagrados como Graça Morais, José de Guimarães, Júlio Pomar, Cruzeiro Seixas, Mário Cesariny, Noronha da Costa, Ana Vidigal, Leonel Moura, Sofia Areal, Graça Pereira Coutinho e de artistas em ascensão como Jorge Barrote, Filipe Romão, Alice Geirinhas, entre muitos outros.

Fundado em 1985, o Centro Português de Serigrafia (CPS) é uma entidade de cariz cultural que tem como missão facilitar o acesso a obras de arte de grande valor, editando, promovendo e divulgando a Obra Gráfica Original de artistas contemporâneos, portugueses e estrangeiros.

O CPS segue um modelo editorial eclético e formativo, dos grandes mestres portugueses aos jovens artistas emergentes, materializado numa coleção ímpar de mais de 3600 obras, sendo hoje reconhecido internacionalmente como um dos mais conceituados editores de obras de arte.

Segundo Maria João Fernandes, crítica de Arte (AICA – Associação Internacional de Críticos de Arte) e poeta, com a atual mostra o Centro Português de Serigrafia, “permite-nos uma vez mais um olhar abrangente sobre o elenco das suas edições, espécie de ‘museu vivo’ e itinerante que afirma o papel da obra gráfica no mundo atual, em expressões emblemáticas da arte contemporânea, como a Abstração, o Surrealismo, as Novas Figurações ou a Neo Pop-Arte, reveladoras de um imaginário intemporal, que fazem dela um veículo privilegiado de comunicação”.

Esta exposição vai estar patente nas Oficinas de Formação e Animação Cultural até ao dia 11 de novembro e podem também ser agendadas visitas guiadas, sempre à quarta-feira e mediante marcação prévia.

Latest Posts

Não perder