24.7 C
Castro Verde Municipality
Segunda-feira, Junho 24, 2024

Últimas Noticias

Aljustrel dedica comemorações do Dia do Município à cultura

É já na próxima quinta-feira, dia 13, que se assinala o Dia do Município de Aljustrel.

Este ano, as comemorações “vão ficar marcadas, simbolicamente, pela evocação de grandes nomes do panorama literário, coincidindo com a reabertura ao público da biblioteca municipal, alvo de um projeto de remodelação em curso”, realça a autarquia.

As comemorações começam com a Sessão Solene da Assembleia Municipal Evocativa do Dia do Município, que acontecerá na quinta-feira, pelas 15:00 horas, no auditório da biblioteca.

Neste dia será atribuído à Biblioteca Municipal de Aljustrel o nome de Luís Amaro. Reconhecido aljustrelense que foi poeta, bibliófilo e investigador e que se destacou na literatura portuguesa contemporânea.

“Será ainda atribuído o nome de Santos Luz, também poeta aljustrelense, a uma rua junto a esta infraestrutura municipal” destaca o município.

Serão, posteriormente, inaugurados os novos espaços da biblioteca, nomeadamente o Espaço Manuel de Brito Camacho, Sala Luís Amaro e Jardim Luís Afonso, e que se desenvolvem em torno da vida e obra de três grandes autores aljustrelenses.

Manuel de Brito Camacho (Aljustrel, Rio de Moinhos, Monte das Mesas, 12 de fevereiro de 1862 — Lisboa, 19 de setembro de 1934), escritor, político, publicista, médico e militar), Luís Amaro (Aljustrel, 5 de maio de 1923 — Lisboa, 24 de agosto de 2018), poeta, editor, bibliófilo e investigador, e Luís Afonso (Aljustrel, 1965), cartoonista e escritor.

Para encerrar este dia de comemorações terá lugar a inauguração de uma exposição “Dádiva: uma vida em livros” e uma tertúlia “Luís Amaro (1923-2018): um homem que era a memória viva da literatura portuguesa contemporânea”.

As comemorações iniciam-se na noite de Santo António, no Parque Desportivo Municipal, com o desfile de todas as marchas populares do concelho.

Latest Posts

Não perder