O Alentejo poderá contar, a partir de 2026, com um novo polo da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, a instalar num concelho próximo de Évora, no âmbito da preparação da cidade para Capital Europeia da Cultura em 2027.
O anúncio foi feito pelo presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos, que revelou estarem em curso conversações com o Turismo de Portugal para reforçar a capacidade formativa da região. O objetivo é qualificar profissionais do setor para responder ao aumento de turistas esperado em 2027, com formações nas áreas da hotelaria, restauração, comércio tradicional e guias turísticos.
“O objetivo é reforçar a capacidade formativa na região, preparando os profissionais para receberem o aumento de turistas previsto em 2027” -sublinhou José Manuel Santos.
O polo poderá entrar em funcionamento no primeiro trimestre de 2026, com início das primeiras ações de formação previsto para março. A iniciativa integra um conjunto de projetos liderados pela Câmara de Évora, que já garantiu um financiamento de 110 mil euros para programas de capacitação.
Em paralelo, está a ser criado o Welcome Centre Évora, num investimento de 1,5 milhões de euros financiado pelo PRR, com abertura prevista para o início de 2027, funcionando como espaço de acolhimento aos visitantes durante a Capital Europeia da Cultura e posteriormente de forma permanente.
Fonte: Canal Alentejo
















