O Alentejo deu um novo passo na afirmação internacional dos seus vinhos através de uma parceria entre a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) e a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), com o objetivo de reforçar a presença dos produtores da região nos mercados externos e aumentar a competitividade das exportações.
A iniciativa marca o arranque das ações do Plano Estratégico dos Vinhos do Alentejo 2026–2031, que tem como meta a duplicação das exportações no período. O programa, intitulado “Exportação como Motor de Valor – CVRA & AICEP”, começa no próximo dia 13 de janeiro, na Rota dos Vinhos do Alentejo, e destina-se a produtores com diferentes níveis de experiência na exportação.
O projeto aposta na capacitação contínua dos produtores, oferecendo apoio estratégico, análise de mercados internacionais, partilha de boas práticas e acompanhamento através da rede nacional e internacional da AICEP.
Com este plano, o Alentejo pretende afirmar-se como uma das grandes regiões vitivinícolas do mundo, valorizando não apenas os vinhos, mas também a gastronomia, a cultura e a identidade do território.














