24.8 C
Castro Verde Municipality
Quinta-feira, Julho 31, 2025

Últimas Noticias

Aldeia da Cortelha acolhe “Manjares Serranos” no dia 2 de agosto

A pitoresca aldeia da Cortelha, aninhada na Serra do Caldeirão, prepara-se para receber, no próximo dia 2 de agosto, mais uma edição dos “Manjares Serranos”. O evento promete presentear os visitantes com o que de mais autêntico e saboroso a gastronomia da serra tem para oferecer, num dia de celebração da identidade culinária do interior do concelho de Loulé.

Os “Manjares Serranos” são já uma referência, assumindo-se como um verdadeiro encontro de sabores e saberes ancestrais. Pratos emblemáticos como o Jantarinho de Grão, o Galo Guisado com Batatas ou as famosas Papas de Milho, entre muitas outras iguarias, estarão em destaque, convidando à degustação e ao deleite.

Filipe Jesus, presidente da Associação dos Amigos da Cortelha, que lidera uma vasta equipa de voluntários dedicados a transformar o pavilhão local numa acolhedora “grande taberna”, faz um convite entusiasta: “Mais um ano e mais uma edição dos Manjares Serranos da Cortelha, que muito nos orgulha proporcionar a todos os que nos visitam. Poderem saborear a melhor gastronomia do Algarve e podermos trazer até ao interior do concelho muitos forasteiros e visitantes é a nossa missão. Por isso, gostaria de voltar a ver casa cheia no dia 2 de agosto, e não se esqueçam, com entrada livre.”

O menu serrano será vasto e diversificado, garantindo opções para todos os gostos. Além dos já mencionados, os visitantes poderão saborear o Javali no Forno e o Ensopado de Borrego. Para quem preferir uma “tapa serrana”, haverá Queijo Fresco, Orelha ou Chouriço de Porco Preto da Serra do Caldeirão. E para adoçar o paladar, a açucarada Filhó Serrana, que pode ser acompanhada por um “calço” de Aguardente de Medronho.

A Taberna dos Manjares Serranos abrirá as suas portas pelas 18h00. A animação musical terá início às 19h30 com a atuação do Grupo “Brasa Doirada”. Pelas 20h30, o Baile Serrano, com Telma Santos e Nelson Duarte, promete pôr todos a dançar. Às 21h00, terá lugar o Festival de Folclore, organizado pelo Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão, que contará com a participação de grupos convidados, como o Rancho Folclórico de Gáfete, do Crato, e o Rancho Folclórico de Alcanhões, de Santarém, representando as ricas tradições do Alto Alentejo e do Ribatejo.

O Pavilhão da Cortelha acolherá, assim, um dia completo de gastronomia, animação e artesanato, numa organização da Associação dos Amigos da Cortelha, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia de Salir. A entrada é livre, reforçando o convite a todos para vivenciarem as tradições da Serra do Caldeirão.

Latest Posts

Não perder