21.9 C
Castro Verde Municipality
Sábado, Maio 31, 2025

Últimas Noticias

AHSA promove amanhã colóquio sobre regadio e alojamento em Odemira

A Associação de Horticultores, Fruticultores e Floricultores do Sudoeste Alentejano (AHSA) apresenta no próximo dia 29 de maio, no Cineteatro Camacho Costa, em Odemira, um colóquio fundamental sobre “Regadio e Alojamento: Fatores críticos de sucesso em Odemira”. O evento, que decorrerá entre as 10h00 e as 14h00, visa “fomentar uma reflexão conjunta sobre dois dos maiores desafios que o território e o setor agrícola da região enfrentam”.

O colóquio terá início com a abertura por Luis Mesquita Dias, presidente da AHSA. Seguir-se-á a apresentação de Francisco Gomes da Silva, diretor-geral da consultora AGROGES, que abordará “A Relação entre o Regadio e o Desenvolvimento dos Territórios Rurais” a partir das 10h45. Mário Sanchéz, gerente da empresa espanhola Tariquejo, apresentará um estudo de caso sobre o “Exemplo Espanhol de Alojamentos Coletivos para Trabalhadores Sazonais”.

Às 11h30, terá lugar uma mesa-redonda com intervenientes de destaque do setor agrícola, ordenamento do território e gestão de recursos. Participarão Hélder Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de Odemira; Carlos Chibeles, diretor executivo da Associação de Beneficiários do Mira; José Pedro Salema, presidente da EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva; Francisco Gomes da Silva, da AGROGES; Eduardo Bremm, operations manager Iberia da Driscoll’s Portugal; e Juan Antonio Millán, presidente da Tariquejo. A moderação estará a cargo de Gonçalo Caleia Rodrigues, docente e investigador do Instituto Superior de Agronomia.

O encerramento da sessão, pelas 12h45, será proferido por Álvaro Mendonça Moura, presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), antecedendo o almoço e o momento de networking. Este espaço permitirá a troca de ideias, a partilha de boas práticas e a criação de novas parcerias e sinergias.

O colóquio da AHSA conta com o apoio das empresas Driscoll’s, JSobral & Filhos, Movex, ABM e Sawaco.

A participação é gratuita e aberta ao público, mas está sujeita a inscrição prévia, sendo o número de vagas limitado à capacidade do local. Para inscrições pode aceder ao site aqui.

Latest Posts

Não perder