Foram realizadas durante esta semana várias ações de fiscalização a empresas agrícolas e a habitações de trabalhadores migrantes que não garantem condições dignas de habitabilidade, nos territórios nas Freguesias de S. Teotónio e de Longueira/Almograve.
As autoridades têm identificadas mais de 100 alojamentos para trabalhadores agrícolas no concelho de Odemira, onde vivem pessoas, em situação de sobrelotação ou insalubridade.
“Nas habitações algo de vistoria, todos os cidadãos migrantes aí residentes foram testados à Covid-19. O realojamento destes cidadãos será faseado, sendo que várias empresas têm vindo a disponibilizar habitações para este fim. Todas as habitações de realojamento são alvo de vistoria prévia por parte da Autoridade de Saúde” explica a autarquia de Odemira.
“As ações de fiscalização às habitações mobilizam equipas com representantes das várias entidades, designadamente da Autoridade de Saúde, Segurança Social, Autoridade para as Condições de Trabalho, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Alto Comissariado para as Migrações, GNR e Município de Odemira” destaca o município.
A mesma fonte dá conta de que, “em paralelo, decorreu mais uma reunião da Task Force de Odemira, coordenada pelo Secretário de Estado Adjunto e da Defesa, Jorge Seguro Sanches, com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Odemira, José Alberto Guerreiro, e demais entidades envolvidas no esforço concertado para operacionalizar ações de controlo e prevenção da pandemia Covid-19”.