A Autoridade de Gestão do Alentejo 2030 acaba de anunciar a abertura de candidaturas para o aviso “Ações materiais de adaptação às alterações climáticas – ITI Água e Ecossistemas de Paisagem – Algarve e Alentejo”, disponibilizando uma dotação indicativa de 2.700.000 euros. Este montante será cofinanciado em 85% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
O principal objetivo desta iniciativa é “fortalecer a resiliência e diminuir as vulnerabilidades do território face às alterações climáticas, ao mesmo tempo que se aprofunda o conhecimento e se divulga informação sobre os seus efeitos e impactos, tudo em linha com a Estratégia Europeia de Adaptação às Alterações Climáticas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas”; sublinha a CCDR Alentejo.
As ações que receberem apoio “devem estar alinhadas” com o Plano de Ação da Estratégia “Instrumento Territorial Integrado Água e Ecossistemas de Paisagem – Algarve e Alentejo”.
Serão elegíveis intervenções como a criação de áreas verdes urbanas com vegetação resistente à seca, ondas de calor e altas temperaturas, o desenvolvimento de ferramentas de apoio à decisão e disseminação de boas práticas (incluindo sistemas de informação e modelagem), e ações de comunicação, divulgação, educação e sensibilização sobre os riscos climáticos e medidas de adaptação.
Podem candidatar-se a este aviso a Administração Pública Central, Municípios, Associações de Municípios, e outras entidades públicas ou associativas sem fins lucrativos, desde que estas últimas possuam protocolos ou formas de cooperação com as CCDR, I.P., ou com entidades intermunicipais.