O Programa Regional do Alentejo, conhecido como Alentejo 2030, lançou um novo aviso para apoiar as Parcerias para a Coesão Não Urbanas. O objetivo é reforçar a governação, coordenação e dinamização destas parcerias, garantindo que os projetos planeados sejam implementados de forma eficaz.
Segundo a CCDRA (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, I.P.) este novo aviso, publicado a 14 de agosto, disponibiliza uma dotação de 1.937.671,56 euros, com cofinanciamento do FEDER que pode atingir 85%.
As candidaturas estão abertas desde a data de publicação e podem ser submetidas até às 18h00 do dia 30 de setembro de 2025.
Apenas as entidades que lideram as Estratégias e Planos de Ação já aprovados no âmbito das Parcerias para a Coesão Não Urbanas podem candidatar-se.
O apoio destina-se a duas áreas principais , “estabelecer um modelo de governação que promova a participação e colaboração entre todos os envolvidos” e “avaliar e acompanhar as operações e iniciativas que são desenvolvidas no âmbito desta intervenção integrada.”
A iniciativa é considerada crucial para assegurar a sustentabilidade e eficácia das parcerias, contribuindo para o desenvolvimento harmonioso da região.