21 C
Castro Verde Municipality
Sexta-feira, Outubro 17, 2025

Últimas Noticias

“A Terra Treme” regressa a 5 de novembro para sensibilizar população para o risco sísmico

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) promove anualmente a 13.ª edição do Exercício Público de Sensibilização para o Risco Sísmico, denominado “A Terra Treme”, que se realiza no próximo dia 5 de novembro, exatamente às 11:05 horas, coincidindo com o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami.

O principal objetivo da iniciativa é “capacitar a população para saber como agir de forma correta antes, durante e depois de um sismo, garantindo que todos conheçam as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção essenciais”. O exercício em si dura apenas um minuto e consiste na prática de três gestos simples de autoproteção – Baixar, Proteger e Aguardar – que “podem fazer a diferença em caso de ocorrência sísmica, devendo ser executados individual ou coletivamente por famílias, escolas, empresas e instituições”.

Embora a adesão da população em idade escolar seja tradicionalmente significativa, a ANEPC ambiciona alargar progressivamente a participação a outros setores da sociedade civil e intensificar o debate em torno da temática do risco sísmico. A participação neste exercício é encarada como um ato de cidadania e um compromisso cívico que exige o empenhamento ativo de todos na proteção e segurança coletiva.

O Comando Sub Regional do Baixo Alentejo apela a que “as organizações – públicas, privadas e associativas – se envolvam neste desígnio coletivo, incrementando o seu grau de prontidão e reação a sismos e tsunamis“. A participação pode ser concretizada através do registo individual ou institucional em www.aterratreme.pt/inscreva-se, da revisão dos procedimentos de emergência, da realização de exercícios de evacuação, da organização de sessões de esclarecimento sobre medidas preventivas, ou da divulgação da iniciativa nas respetivas plataformas de comunicação.

O exercício “A TERRA TREME” visa, em última análise, comprometer e envolver todos no desiderato de construir uma sociedade mais segura e resiliente às catástrofes.

Latest Posts

Não perder