A Delegação Regional do Sul da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) realizou em Évora, no dia 28 de novembro, mais uma edição das suas “Tertúlias a Sul”. O evento, dedicado ao tema “Bullying e Ciberbullying – Entre o recreio e o ecrã: compreender e intervir na violência entre pares”, teve lugar no Centro de Inovação Social da Fundação Eugénio de Almeida.
A iniciativa contou com a participação de Luís Fernandes, psicólogo e especialista na área do bullying. Juntaram-se a ele Lénia Fragoso, psicóloga e coordenadora na área da prevenção no Centro de Respostas Integradas do Alentejo Central (CRI AC), e o Tenente Diogo Gonçalves, da Guarda Nacional Republicana (GNR).
O encontro decorreu num formato de conversa aberto e participativo. O objetivo foi promover a reflexão sobre os desafios atuais da violência entre pares, o impacto emocional nos envolvidos e o papel integrador da Psicologia. Reforçou-se a importância da Psicologia na articulação com a escola, as famílias e as forças de segurança. O evento destacou, em particular, a importância do trabalho em rede e do envolvimento ativo das famílias na prevenção e na intervenção junto de crianças e jovens.
A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), criada em 2008 e com mais de 28 mil membros registados, tem como missão a promoção do papel do Psicólogo na sociedade e a procura de uma prática de excelência.



















