Decorreu ontem um exercício de simulacro na Unidade Autónoma de Gaseificação de Beja, localizada na Estrada da Carocha, organizado pelo grupo Floene, empresa concessionária e licenciada que efetua a distribuição de gás natural na área geográfica da cidade de Beja, através do operador PAXGÁS.
“Uma Unidade Autónoma de Gaseificação é constituída por vários reservatórios destinados à armazenagem de gás natural liquefeito que através de equipamentos auxiliares permite a regaseificação do gás para ser emitido para o sistema de distribuição ou consumidores finais segundo certas especificações e condições de segurança”, frisa a autarquia bejense.
No final do exercício” realizou-se uma ação de formação destinada aos Bombeiros Voluntários de Beja”.
Neste exercício, explica o município, “foi testado a operacionalidade do plano de emergência interno e a eficácia dos procedimentos de segurança assim como a eficiência da atuação das entidades envolvidas”.
O Serviço Municipal de Proteção Civil de Beja e o Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Baixo Alentejo “assistiram como observadores externos ao desenvolvimento das diferentes etapas do exercício de simulacro”.
A realização de simulacros “revela-se extremamente importante no desempenho individual e coletivo dos intervenientes face a situações de emergência, testando rotinas de comportamento, bem como, fomentar uma cultura de segurança”, conclui a Câmara de Beja.