As obras de construção da nova Zona de Atividades Económicas (ZAE) de Vila Nova da Baronia arrancaram no passado dia 2 de setembro, num investimento total da Câmara Municipal de 𝟓𝟏𝟖.𝟒𝟕𝟒,𝟓𝟗 𝐦𝐢𝐥 𝐝𝐞 𝐞𝐮𝐫𝐨𝐬.
A autarquia de Alvito adianta que, “a Operação de Loteamento na Zona de Atividades Económicas de Vila Nova da Baronia, sito na Estrada Nacional 383, com uma área total de 47.780m2, dos quais 34.217m2 corresponde à área a lotear.”
O terreno a lotear localiza-se a noroeste de Vila Nova da Baronia e esta operação de loteamento tem como objetivo dotar a vila de lotes com características adequadas a fixação de empresas que contribuam para o desenvolvimento económico do concelho”, acrescenta a Câmara Municipal.
O município explica que, “no Espaço de Atividades Económicas poderão instalar-se estabelecimentos industriais, espaços multiusos, dedicados a atividades económicas como oficinas, comércio, armazéns, serviços, ateliers, estabelecimentos industriais de tipologia 2 e 3 e atividades correlacionadas, tal como se encontra descrito no artigo 64.º, secção IV, do Plano Diretor Municipal. Pretende-se que a presente operação de loteamento tenha um impacto visual reduzido e que seja atenuada a transição física entre o Espaço de Atividades Económicas e os espaços residenciais de Vila Nova da Baronia.”
O loteamento terá 11 lotes e uma via interna de circulação interna e os lotes 01, 10 e 11, serão os lotes de maiores dimensões, que se desenvolvem no sentido perpendicular em relação a EN 383. Os restantes lotes (02 a 09) desenvolvem-se ao longo da via interior de circulação. Prevê-se ainda uma zona técnica destinada a instalação de depósitos de gás e de um posto de transformação.
Relativamente aos arruamentos deste loteamento, “a estrutura viária existente será mantida, com a regularização da largura da EN 383 e será construído um passeio, junto do terreno a lotear, para circulação pedonal, com uma largura de 2,2m, que permita cumprir as disposições legais em vigor quanto as acessibilidades. Na continuidade deste passeio será executado um caminho pedonal público entre o lote 01 e o muro do bebedouro, a fazer ligação ao passeio a norte ao caminho vicinal a sueste. Este projeto prevê ainda 8 lugares de estacionamento localizados na via pública que e proposta na área a lotear”.