O incêndio que deflagrou ontem, às 12h02 no concelho de Almodôvar, foi dado como dominado ainda ontem à noite, cerca das 22h15.
O fogo teve três frentes ativas e mobilizou bombeiros do Alentejo, Algarve e zona de Setúbal e chegou a ter 14 meios aéreos no combate.
Recorde-se que o alerta foi dado ontem, pouco depois do meio-dia. De acordo com informações prestadas pela GNR à Rádio Castrense, “um carro que rebocava uma caravana, ter-se-á incendiado na A2 e o fogo alastrou às bermas da via”.

A A2, que liga Lisboa ao Algarve, esteve cortada em ambos os sentidos durante mais de duas horas. O trânsito foi desviado no nó de Gomes Aires, Almodôvar, no sentido norte-sul e no nó de Messines, no sentido sul-norte. A A2 só reabriu às 16h15.
Para além da Freguesia de Santa Clara-a-Nova e Gomes Aires, concelho de Almodôvar, as chamas também atingiram o concelho de Ourique.
Com o objetivo de evitar qualquer reacendimento, estão ainda no terreno 228 operacionais, apoiados por 81 veículos. Às 09h30 não havia meios aéreos envolvidos.

“Durante a noite, os trabalhos foram de consolidação” e houve “um grande número de meios posicionado no terreno, por se tratar de uma área muito grande, acrescentou a mesma fonte”, disse Carlos Pica, comandante do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Baixo Alentejo.