A Resialentejo, empresa intermunicipal responsável pelo Sistema de Tratamento e Valorização de Resíduos Urbanos de oito concelhos do Baixo Alentejo, vai inaugurar no dia 27 de junho uma nova unidade de triagem e processamento de resíduos.
A iniciativa conta com a presença do Secretário de Estado do Ambiente, Hugo Pires.
Através de um investimento que ascende a 3,5 milhões de euros, “esta iniciativa representa o compromisso assumido pela empresa no cumprimento das metas ambientais e na promoção da sustentabilidade nas comunidades e territórios onde opera”, diz a Resialentejo.
A nova unidade de triagem e processamento de biorresíduos resulta da concretização de duas candidaturas ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), no âmbito da estratégia regional para a gestão de biorresíduos.
“Com este investimento, a Resialentejo reforça substancialmente a sua capacidade operacional, permitindo o processamento de aproximadamente 25.000 toneladas por ano de biorresíduos, além de um aumento significativo na capacidade de maturação de matéria orgânica e da criação de 12 postos de trabalho diretos”, detalha esta entidade.
A obra contou com apoio do Fundo de Coesão/POSEUR de aproximadamente 2,6 milhões de euros e as verbas foram destinadas a duas áreas-chave: nova linha de triagem de biorresiduos e aumento da capacidade de tratamento biológico de biorresíduos e Investimentos Complementares.
A Resialentejo diz que “está agora mais preparada para conseguir cumprir as metas de reutilização e reciclagem estabelecidas na atual legislação, contribuindo para a promoção de práticas sustentáveis de gestão de resíduos na região do Baixo Alentejo”.