13 C
Castro Verde Municipality
Domingo, Novembro 30, 2025

Últimas Noticias

Plataforma Cidadã satisfeita com possibilidade do Aeroporto de Beja ser equacionado para “apoiar” Lisboa

Maria do Rosário Partidário, da Comissão Técnica Independente, avançou à Antena 1 que a Comissão Técnica vai apresentar soluções para aliviar o aeroporto de Lisboa a curto prazo, utilizando Beja e o Montijo, e que um estudo será apresentado dentro de “um mês, dois meses”.

“Questionada se o aeroporto de Beja pode ser uma solução, admitiu que sim, dando o exemplo que este já vai ser usado durante a Jornada Mundial da Juventude, no verão.

“Beja, aliás, vai ser usado agora para a Jornada da Juventude. Se vai ser usado para a Jornada da Juventude na mesma lógica pode ser usado para outros picos críticos”, defendeu.

A Comissão Técnica Independente já está a começar a analisar o tema e espera apresentar as conclusões dentro de “um mês, dois meses”.

“As declarações difundidas com grande destaque em importantes órgãos da comunicação social a partir da notícia da Agência Lusa, do passado dia 6 de Maio, vêm confirmar a justeza do que o Investigador e Professor da Universidade do Algarve, Manuel Tão, do Grupo Dinamizador da Plataforma Cidadã “SIM! Ao Aeroporto de Beja”, vem demonstrando nas suas apresentações desde a reunião da Plataforma Cidadã com a CTI a 16 de fevereiro, reunião com o Ministério das Infraestruturas a 13 de março, colóquio na CCDRAlentejo a 3 de abril, colóquio na Ovibeja 29 de abril”, refere a Plataforma Cidadã.

A Plataforma lembra que “o recurso à utilização do Aeroporto de Beja é incontornável para responder à grave crise aeroportuária que o País atravessa, no imediato no Aeroporto Humberto Delgado (Lisboa) e no curto prazo à crise que deverá atingir igualmente  o Aeroporto de Faro a manterem-se os ritmos de crescimento do tráfego aéreo dos últimos anos”.

Ao mesmo tempo, a Plataforma realça que, “a solução para Lisboa, se a decisão for no sentido da construção de um novo aeroporto, como tudo parece indicar, o que exige prazos que podem ser superiores a 10 anos, a solução poderá passar no imediato não apenas pelo Humberto Delgado(Lisboa)+1 mas, como agora é reconhecido, pelo Humberto Delgado+2 sendo em qualquer dos casos o Aeroporto de Beja o único aeroporto construído e pronto a utilizar com o mínimo investimento”.

“Torna-se assim legítimo perguntar porque se equacionou Beja apenas como solução para ser o Aeroporto de Lisboa e nunca se equacionou Beja como o +1 de Lisboa,  solução defendida desde a primeira hora pela Plataforma Cidadã “SIM! Ao Aeroporto de Beja” bem expressa na consigna da sua petição “SIM! O Aeroporto de Beja é parte da solução”, frisa a mesma fonte.

No comunicado emitido, pode ler-se que, “de acordo com os pontos anteriores ganha particular relevo avançar no imediato com as obras de modernização e eletrificação da estratégica Linha Ferroviária do Alentejo não só entre Casa Branca-Beja mas, igualmente, com o troço Beja-Ourique/Funcheira essencial defender o Interesse Nacional, assegurar a Coesão Territorial e promover o desenvolvimento como há muito se tem vindo  demonstrar e o estudo da REFER de 15 de maio de 2015 propõe”.

A Comissão Dinamizadora da Plataforma Cidadã, “reafirmando a importância da utilização de todas as valências do Aeroporto de Beja, reconhecida publicamente por vários governantes e pela Assembleia da República, informa que a sua nova petição “DEFENDER O INTERESSE NACIONAL. ASSEGURAR A COESÃO TERRITORIAL. PROMOVER O DESENVOLVIMENTO, concluiu hoje a sua 1ª fase sendo apresentada com um total de 823 assinaturas, prosseguindo a recolha de assinaturas nos próximos 30 dias”.

Latest Posts

Não perder