“Comunicar, Um Grande Desafio para a Agricultura” é o tema da 39ª edição da Ovibeja agendada para a semana de 27 de abril a 1 de maio de 2023.
A Ovibeja é organizada pela ACOS – Agricultores do Sul. O certame não contará este ano com a visita oficial da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, e “será marcada por uma seca terrível”, como realça e lamenta o presidente da Agricultores do Sul, Rui Garrido.
A organização da Ovibeja” tem como expectativa que esta seja uma das maiores feiras dos últimos anos”.
Nesta quinta-feira, a sessão inaugural da 39ª Ovibeja, será presidida por Paulo Arsénio, presidente da Câmara Municipal de Beja às 10 horas.
Para as 11.00 horas, está agendada a visita a Ovibeja, da Comissão Parlamentar de Agricultura e Pescas. A Iniciativa Liberal visitará o certame durante a tarde.
Para o dia 29, sábado, está marcada para as 11.30 horas, a visita de Nuno Melo, presidente do CDS-PP. Pelas 15 horas, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa estará no certame. Ao final da tarde, pelas 18.00 horas, Paulo Raimundo, secretário-geral do PCP também marcará presença na Grande feira do Sul.
No domingo, dia 30 de abril, está prevista a visita do Corpo Diplomático. Luis Montenegro, líder do PSD, visita a feira às 17 horas.
A ministra da Ciência e a Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional estarão na Ovibeja, em duas iniciativas, embora estas não sejam promovidas pela ACOS.
A convite do Monte do Pasto, Isabel Ferreira, Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional participa na quinta-feira, durante a tarde, na sessão de abertura da conferência “Marcas e Inovação Agropecuária. Diálogos Sustentáveis” que vai acontecer às 14h30, no auditório do NERBE/AEBAL.
Elvira Fortunato, ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior participa no sábado, na palestra “Ciência a comunicar para os setores agrícola e agroalimentar”, a convite do CEBAL, que se realiza às 14h30no auditório da ACOS.
Recorde-se que hoje, o primeiro dia da feira vai ter acessos gratuitos, até às 20h00, (em resultado de uma parceria entre a ACOS e o Município) para quem quiser visitar o evento.
“A feira vai contar com a presença de mais expositores distribuídos pelos espaços interiores e exteriores e conta também com um leque mais alargado de iniciativas para os diferentes públicos visitantes” refere ainda a ACOS.
Durante todos os dias vão ocorrer manifestações culturais muito diversificadas, música regional, cante, dança, provas com cães, provas os campeonatos nacional de horse ball, e nacional de equitação do trabalho e concurso de saltos nacional. No Palco da Avenida, no anfiteatro exterior e no espaço da CIMBAL (no Pavilhão do Cante) vão ocorrer todos dias iniciativas musicais, desde a atuação, no primeiro dia, do Quinteto de Metais & Percussão da Banda Sinfónica da PSP, Capoeira, atuação de tunas da Universidade Sénior, atuação de grupos corais e regionais. São muitas as atividades que estão programadas para o Espaço Aprender +, no Pavilhão Central, dirigidas aos mais novos. Também no Pavilhão da Pecuária vão ocorrer demonstrações de tosquia e outras atividades para o público em geral. Além das iniciativas da responsabilidade da organização da feira, são muitos os eventos que vão ocorrer por iniciativa dos expositores nos diversos pavilhões. No sábado, dia 29, vai haver um encontro de Cante Alentejano, tal como vem sendo hábito em anos anteriores, com a participação de várias centenas de cantadores oriundos da grande Lisboa. Esta iniciativa é realizada em colaboração com a Casa do Alentejo no âmbito das comemorações dos seus 100 anos. A deslocação é este ano feita em autocarros, com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e o almoço será oferecido pela Câmara de Beja. Uma nota ainda para os muitos colóquios sobre as mais diversificadas áreas que vão ocorrer durante todos os dias da feira.
Também em maior número e com maior variedade são de destacar os espaços destinados à gastronomia. Desde os restaurantes de carnes certificadas, até aos expositores de produtos agroalimentares, tasquinhas e Street Food, com zonas de esplanadas ao ar livre. Uma das novidades deste ano é um Restaurante da responsabilidade da organização dedicado à promoção de receitas à base de carne de borrego. O “Solar da Campaniça” promove e divulga os sabores do borrego criado em extensivo.
Para melhor acomodar os milhares de visitantes que regularmente vêm à Ovibeja, a Organização criou mais um parque de estacionamento com capacidade para cerca de cinco centenas de viaturas, no antigo Campo de Jogos Flávio dos Santos, próximo do Parque de Campismo e da Ovibeja. O Parque é pago, tal como o parque principal da Ovibeja.
A 39ª Ovibeja é organizada pela ACOS – Agricultores do Sul.