A cidade de Serpa acolheu, ontem, segunda-feira, a cerimónia de abertura do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, que decorreu no Auditório do Musibéria, com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Justiça, Jorge Alves Costa.
A Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ), fez a apresentação da peça “Filho és, pai serás” que foi levada à cena por alunos da Escola Secundária de Serpa – Embaixadores Juniores do Parlamento Europeu e membros do Projeto Europeu “Celebrando a Democracia através do Teatro Escolar”.
Seguiu-se o momento de interação/debate entre estes jovens e os convidados da CNPDPCJ, nomeadamente, o Secretário de Estado Adjunto e da Justiça, a Diretora do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental da Infância e da Adolescência de Pediatria do Hospital de Santa Maria e membro do Conselho Nacional da CNPDPCJ, Teresa Goldschmidt, e a Presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, Rosário Farmhouse.
A CNPDPCJ, organismo que coordena as 311 CPCJ existentes no país, promove anualmente uma campanha de sensibilização, com vista à prevenção dos maus-tratos, práticas lesivas para as crianças e que podem deixar marcas profundas no seu desenvolvimento.
Acontecem em diferentes contextos e são transversais a todos os estratos da população, revestindo diversas formas: negligencia, abandono, maltrato físico e psicológico, abuso sexual.
“Serei o que me deres, que seja amor”, é o slogan desta campanha, que visa alertar a comunidade para a necessidade de prevenção de maus-tratos a que muitas crianças são sujeitas.