A Lundin Mining, proprietária da Somincor, decidiu suspender temporariamente o Projecto de Expansão do Zinco (ZEP) nas minas de Neves-Corvo, no concelho de castro Verde, como medida de prevenção em virtude do surto de coronavírus Covid-19 em Portugal.
“Suspendemos as actividades do ZEP para reduzir o risco para as nossas comunidades locais, funcionários e contratados”, justifica a presidente e CEO da Lundin Mining.
Em comunicado enviado ao “CA”, Marie Inkster revela que o facto do projecto do ZEP contar com muitos funcionários contratados que viajam de outros pontos de Portugal e até do estrangeiro faz com que exista o risco de o vírus poder “ser trazido para a região do Alentejo” por essas pessoas.
“A saúde e a segurança das nossas comunidades locais, funcionários e prestadores de serviços são de extrema importância, por isso tomámos esta decisão para reduzir os riscos para eles e reduzir o risco de perturbações significativas na actividade”, frisa a responsável, adiantando que a Lundin Mining está já a avaliar os impactos da suspensão temporária do projecto em termos de cronograma e orçamento, fazendo uma actualização do mesmo “assim que as avaliações forem concluídas”.
A par da suspensão do ZEP, a Lundin Mining decidiu ainda implementar mais medidas de prevenção, nomeadamente o cancelamento de todas as viagens não urgentes dos seus trabalhadores.
Também os colaboradores que tiveram contacto com alguém a quem foi diagnosticado o vírus Covid-19, bem como aqueles que viajaram internacionalmente, foram instruídos a ficar em casa por 14 dias, independentemente de apresentarem ou não sintomas.
Notícia Correio Alentejo
A Castrense tem calendarizada uma entrevista com o Coordenador do Sindicato da Industria Mineira, Luís Cavaco, sendo que neste momento decorrer uma reunião entre o Sindicado e o Conselho de Administração da Somincor