Em comunicado emitido hoje, a coordenadora da CDU “congratula-se com o Prémio atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), na categoria de Trabalho de Museografia, relativo a 2022, ao Centro Interpretativo do Cante Alentejano, do Museu do Cante Alentejano, em Serpa”.
Os comunistas dizem que se trata “de mais uma distinção do trabalho levado a cabo desde há anos pelo Município de Serpa, liderado pela CDU, em todo o concelho, no quadro de uma estratégia de desenvolvimento assente na valorização da Cultura, nomeadamente do património e da música, em especial do Cante Alentejano”.
A CDU recorda que, “o município de Serpa liderou, em nome dos municípios do Alentejo, a candidatura do Cante Alentejano a Património cultural e Imaterial da Humanidade e nessa figura assumiu perante a UNESCO o Plano de Salvaguarda para o Cante Alentejano. Assim, o Concelho de Serpa tornou-se num concelho de referência, quer pelas ações que dinamiza para a sua promoção e salvaguarda, quer pelos eventos que organiza regularmente com uma vitalidade que muito se deve à disponibilidade dos grupos corais e à capacidade de iniciativa própria das associações culturais, sociais e educativas”.
Com a atribuição do prémio APOM 2022, “a estratégia deste município CDU é reconhecida pela promoção e salvaguarda e pelo trabalho de recolha museográfica exposto no Museu do Cante” conclui a nota emitida pela CDU.