A Comissão Organizadora do XVI Encontro Nacional de Estudantes de Solicitadoria informa, em comunicado, que no ano de 2022 o evento realizar-se-á nos próximos dias 27 e 28 de maio no auditório do Instituto Politécnico de Beja, na cidade de Beja, durante o período da manhã e tarde.
“Tratando-se de um evento anual e descentralizado, o XVI ENESOL assinala o regresso do evento à cidade de Beja e ao Baixo Alentejo ao fim de 9 anos, marcando também o retorno à modalidade presencial, no cumprimento das normas impostas pela DGS. O evento tem como tema principal: “Solicitadoria: O Futuro é Hoje!” revela a mesma fonte.
A comissão diz que “o ENESOL não pode ser descrito como um “mero” encontro de estudantes, traduzindo-se em muito mais do que o próprio nome sugere. Trata-se de uma conferência composta por um conjunto de painéis alusivos à atividade profissional do solicitador enquanto jurista, os novos desafios da profissão na era digital e ainda as saídas profissionais para um licenciado na área entre outras temáticas”.
O evento contará com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Justiça, Dr. Jorge Alves Costa e do Bastonário da Ordem dos Solicitadores e Agentes de Execução, Professor Doutor Paulo Teixeira.
Na mesma nota, pode ler-se que, “há que ter em consideração que o Instituto Politécnico de Beja é em todo o sul do País a única instituição de Ensino Superior Pública a lecionar uma Licenciatura na área jurídica, além do facto de o ENESOL ser o maior evento na área da solicitadoria a nível nacional. Neste sentido consideramos a sua realização como um fenómeno de grande prestígio, não só para o IPBeja e toda a sua comunidade académica, como para todo o Alentejo”.